Tudo precisa de manutenção. Os sistemas off-grid são os que precisão de maior manutenção, justamente por conta das baterias. Já os sistemas on-grid demandam menor manutenção comparados aos sistemas off-grid, devido ao fato de não necessitarem do banco de baterias.
Hoje vou explicar como funciona a manutenção e limpeza do sistema fotovoltaico e sua importância na longevidade do sistema.
Podemos realizar 3 tipos de manutenção: a preditiva, a periódica e a corretiva.
Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva do sistema fotovoltaico consiste em realizar uns inspeção visual periódica nos módulos a fim de identificar arranhões, manchas, rachaduras ou ate mesmo risco de queda.
Essa observação pode ser feita pelo próprio usuário, identificar possíveis avarias o quanto antes reduz os custos com uma manutenção corretiva.
Outro ponto importante é sempre fazer o acompanhamento online do inversor. Aqui na J7 Solar nós temos uma equipe especializada somente para fazer esse acompanhamento, além de no termino da instalação fazemos o treinamento para a operação o sistema, deixando o usuário apto a fazer esse acompanhamento e vistoria.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é extremamente importante e necessária.
Seu objetivo e de reduzir riscos com problemas no sistema gerador.
Os itens que são verificados nessa vistoria são: estrutura de telhado, as estruturas metálicas onde os módulos fotovoltaicos estão fixados, aperto de parafusos, verificação das proteções (string box), medição de tensão com multímetro entre outros.
Olhar o estado físico do inversor e muito importante. Caso esteja num ambiente não adequado é importante verificar.
E um dos itens mais importantes nesta manutenção e a limpeza dos módulos.
O acumulo de sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas dos módulos pode reduzir a produção de energia. As perdas geralmente podem chegar até 20% da geração.
E como fazer a limpeza dos módulos fotovoltaicos?
Neste ponto a chuva ajuda muito, porém é necessário ter uma limpeza manual periódico em tempos de seca.
A limpeza manual do sistema de energia solar pode ser feita pelo próprio usuário ou pode contratar a equipe especializada da J7 Solar. Lembrando sempre de respeitar os critérios de segurança.
A limpeza deve ser feita com o sistema totalmente desligado e NÃO, NÃO PODE PISAR NOS MODULOS.
Frequência de Limpeza
E recomendável limpar os painéis solares três vezes na época de seca e sem chuva, mais isso depende condições do local, que vão causar maior ou menor acúmulo de sujeira sobre as placas.
Manutenção Corretiva
Mesmo com as manutenções anteriores, ainda é necessário realizar a manutenção corretiva no sistema fotovoltaico.
O inversor e os módulos tem uma vida útil, e quando a mesma chegar ao fim é necessário a substituição dos equipamentos.
As manutenções feitas em dias vão reduzir os custos com os reparos ou reposição de peças, previnem as percas na produção de energia gerada e aumenta a vida útil do sistema.
Mantendo a limpeza e inspeções periódicas em dias, os custos com a manutenção do sistema solar fotovoltaico e quase zero.
Eae gostou do artigo?
Agora você sabe o quão importante são as manutenções do sistema fotovoltaico.
Autor: Especialista em Gestão Energética Pedro Teixeira