O CINESOLAR é o primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia limpa e renovável. O cinema exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas, atividades e dicas.
O CINESOLAR conta com um sistema de solar que oferece autonomia para 20 horas de atividades. Dentro dos veículos, são levadas as cadeiras para o publico, sistema de som, projetor e telão. Depois de retirados, o espaço se transforma numa sala de aula com uma exposição permanente de tecnologia e ciências. A primeira unidade do CINESOLAR foi batizada de Tupã, uma homenagem aos povos tradicionais indígenas brasileiros e a segunda unidade, de Mahura, que conta as historias dos antepassados vindos da África.
Além de democratizar o acesso as produções audiovisuais, também são promovidas ações de educação ambiental, alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Sua ultima apresentação aconteceu na data de ontem quarta-feira (23) no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. O projeto exibiu gratuitamente alguns curtas-metragens brasileiros e o longa “Cine Holliúdy”.
Devido à pandemia de Covid-19, as sessões seguem os protocolos de segurança e, com isso, os organizadores informaram que haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras. Além disso, o uso de máscara é obrigatório durante todo período de exibição.
Autor: Especialista em Gestão Energética Pedro Teixeira