A compra de uma usina solar representa uma economia de até 99% na sua conta de energia. Porém, nem sempre dá para fazer essa aquisição a vista, sendo necessário buscar um financiamento para a compra.
Para você não errar na hora de fazer esse financiamento, é essencial ter alguns cuidados para não cometer erros.
Nos dá J7 Solar vamos descrever aqui os principais erros para você evitá-los.
1- Dados errados ou desatualizados
Por muitas vezes e complicado coletar com o cliente os dados que os bancos exigem, em muitos casos eu já vi vendedores ficarem com medo ou vergonha de pedir os documentos ao cliente. Entretanto, se faz necessário ter os arquivos atualizados a fim de evitar erros que podem inviabilizar a finalização da venda.
2- Não comunicar sobre os passos do financiamento
Você precisa estar ciente sobre diversos pontos de sua compra, bem como estar a par da análise de crédito por parte da instituição financeira. É muito comum ocorrerem recusas ou cancelamento de propostas de financiamento justamente porque a empresa intermediadora não avisou o cliente sobre o contato que o banco irá fazer – por consequência, chegamos ao resultado: um imenso transtorno.
A regra é clara: mantenha o seu cliente final informado sobre as consultas em seu CPF e contatos que as instituições financeiras irão realizar para não haver problemas.
3-Ficar fazendo ajustes de última hora
É imprescindível toda a negociação já estava feita e com itens e valores predefinidos e todo a documentação arrumada.
Mas por quê?
A todo momento o seu cliente está movimentando seu CPF/CNPJ e por consequência o seu perfil financeiro (score) pode ser modificado, ou seja, não há como garantir uma aprovação por muito tempo justamente porque os riscos nunca serão os mesmos.
4- Não saber a dinâmica do banco escolhido
Não é necessário ser expert, entretanto, cada instituição financeira possui regras, bem como um fluxo de contratação. Saber o mínimo é um diferencial.
Para toda e qualquer empresa a autonomia é um ponto que precisa existir a fim de alavancar as vendas. Se você possui ao menos uma breve noção dos passos a serem seguidos, ganhará tempo na negociação e conseguirá passar confiança ao cliente.
Contudo, sempre tente evitar os erros acima citados. Busque estabelecer uma boa comunicação entre cliente e vendedor, bem como uma ótima comunicação com todos os envolvidos no processo a fim de que em caso de qualquer modificação não ocorram transtornos que prejudiquem o seu relacionamento comercial entre as partes