No mundo da energia elétrica, sempre falamos sobre watts, megawatts e gigawatts. Porém, nem todas as pessoas têm o conhecimento exato do que essas unidades significam. Por isso, o Portal Solar preparou esse conteúdo para que você tenha uma noção básica do que representam esses termos que, entre outras coisas, dimensionam a potência de um sistema de geração solar fotovoltaica.
O que um watt mede?
O watt elétrico (W) é uma unidade de potência que define a taxa de conversão de energia elétrica em outro tipo de energia por unidade de tempo. Por exemplo: quanta energia elétrica é necessária para uma lâmpada gerar luz.
Quais são os múltiplos de watt?
Os múltiplos de watts mais utilizados são:
Quilowatt (kW): corresponde a mil watts.
Megawatt (MW): corresponde a um milhão de watts.
Gigawatt (GW): corresponde a um bilhão de watts.
Terawatt (TW): corresponde a um trilhão de watts.
Watt-pico
O Watt-pico é uma unidade de potência criada especialmente para medição em painéis fotovoltaicos, que simboliza a capacidade máxima de geração sob condições ideais de funcionamento.
Isso ocorre porque os painéis solares podem variar em potência de acordo com a irradiação da luz solar. Um mesmo painel pode gerar potências diferentes ao meio-dia e ao fim da tarde, por exemplo.
Watt-hora
Essa não é uma unidade usada para medir potência, apenas energia. Digamos que um aparelho de 200 W permaneça ligado por 4 horas consecutivas. Seu consumo é de 800 Wh. A energia elétrica consumida por uma residência é medida em quilowatt-hora (kWh).
Exemplos de potência na geração de energia:
Sistema de geração solar residencial: 90 kW
Usina Solar São Gonçalo (PI): 475 MW
Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I: 1,5 GW Usina hidrelétrica de Itaipu: 14 GW