O que é um controlador de carga?
O controlador de carga é um dos mais importantes componentes de um sistema fotovoltaico off-grid, ou autônomo. Ele é o equipamento responsável por preservar a vida útil das baterias estacionárias, protegendo-as dos efeitos da sobrecarga ou descarga abrupta.
Esse componente também é responsável por tornar o armazenamento da energia excedente mais eficiente, diminuindo perdas energéticas.
Qual a função de um controlador de carga?
Um controlador de carga tem a função de gerar uma corrente de alimentação maior que a descarga automática do sistema, preservando o funcionamento da bateria.
Além disso, o equipamento tem o propósito de compensar os diferentes fluxos de energia que ocorrem quando a bateria está sendo carregada e utilizada ao mesmo tempo – um processo chamado de suspensão.
O controlador também tem o papel de determinar quando a bateria está fraca, além de proteger contra sobrecarga e curtos-circuitos, além de ser capaz de medir a temperatura e a pressão do sistema, evitando danos por superaquecimento e acidentes.
Tipos de controladores de carga
Existem dois principais tipos de controladores de carga, os paralelos e os em série.
Enquanto os controladores paralelos derivam a corrente dos módulos para uma carga dissipativa, permitindo que o acumulador se mantenha em seu nível de carga máxima, os controladores em série interrompem a corrente que chega à bateria, dependendo da sua tensão.
Os reguladores em série não dissipam calor e podem ser instalados em ambientes fechados e atender a diversas aplicações, incluindo as de maior porte. Já os controladores paralelos causam aquecimento e, por isso, têm sua capacidade de trabalho limitada, sendo ideais para instalações fotovoltaicas menores.
Por que o controlador de carga corta a saída de carga com 11,5V?
Esse é um sistema do controlador de carga para preservar a os 20% da bateria. Com esta tensão de 11,5V já se atingiu os 80% de profundidade de descarga da bateria. Assim o controlador de carga corta a saída para proteger a bateria, prolongando sua vida útil.
Qual utilizar, controladores PWM ou MPPT?
Depende de sua aplicação e de seu bolso e da sua necessidade. Por exemplo: Um sistema pequeno de 1 placa solar na maior parte das vezes não justifica o custo de um controlador MPPT. Contudo, se este mesmo sistema pequeno for para um motorhome que você.
Curtiu o conteúdo, então deixe nos comentários as suas dúvidas que ficaremos felizes em responder.