Essa é uma das principais dúvidas dos consumidores na hora da escolha do seu sistema fotovoltaico. E é uma dúvida importante, afinal de contas a escolha do melhor sistema irá resultar em impactos diferentes na experiência com a geração de energia fotovoltaica e no seu investimento. Meu nome é Jheferson Fernandes e eu sou engenheiro eletricista.
Off Grid
O sistema Off Grid é normalmente usado em estabelecimentos que têm a necessidade de estabilidade energética ou localizados em regiões remotas que não recebem energia elétrica com qualidade, em razão da sua capacidade de armazenamento de energia.
O sistema Off Grid é formado por:
- Painéis fotovoltaicos
- Controlador de carga do Banco de Baterias
- Banco de baterias
- Inversor
- Proteção
- Medidor de Energia Bidirecional
- Componentes da instalação
A energia gerada pelo sistema Off Grid é enviada ao inversor, equipamento responsável pela conversão da corrente contínua gerada pelos painéis solares em corrente alternada para ser usada no estabelecimento. Caso a energia gerada pelos painéis seja maior do que a energia consumida no estabelecimento, a energia excedente será armazenada em um banco de baterias para uso oportuno, que costuma ser na falta de energia da concessionária ou nos períodos noturnos. Se o banco de baterias carregar totalmente e a energia gerada continuar sendo maior do que a consumida, a energia excedente será enviada para a rede pública e o medidor de energia bidirecional irá gerar créditos na conta de energia para uso futuro no abatimento de valores. Os créditos têm validade de até 5 anos e podem ser usados em contas de energia de diferentes estabelecimentos com o mesmo titular.
As vantagens e desvantagens do sistema Off Grid são:
- Vantagens:
- Estabilidade da energia em caso de apagões e no período noturno;
- Torna o consumidor praticamente independente dos serviços da companhia energética do estado.
- Desvantagens:
- Maior custo de instalação;
- Maior custo de manutenção;
- Maior necessidade de espaço físico.
- Perfil dos consumidores:
- Comércios que precisam de energia fulltime;
- Estabelecimentos rurais e agronegócios;
- Indústrias;
- Residências que desejam estabilidade energética.
On Grid
O sistema On Grid é atualmente o mais utilizado no mercado devido ao seu investimento menor. Normalmente os seus consumidores estão nas regiões mais urbanas. Ele é caracterizado por ter o seu sistema interligado na rede pública de energia.
O sistema On Grid é formado por:
- Painéis fotovoltaicos
- Inversor
- Proteção
- Medidor de Energia Bidirecional
- Componentes da instalação
No caso do sistema On Grid a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é imediatamente enviada para o inversor e transformada para uso interno do estabelecimento. A energia residual, ou seja a excedente, é injetada na rede pública e mensurada pelo medidor de energia bidirecional gerando créditos para serem descontados em contas futuras.
As vantagens e desvantagens do sistema On Grid são:
- Vantagens:
- Maior eficiência energética;
- Menor investimento;
- Menor custo de manutenção;
- Menor necessidade de espaço físico.
- Desvantagens:
- Falta de estabilidade energética em caso de apagão da rede pública;
- Não armazena energia.
- Perfil dos consumidores:
- Residências urbanas
- Comércio em geral
- Indústrias que já tem estabilidade energética (geradores e nobreaks)
E aí, qual o sistema é o mais apropriado para você? Está com dúvidas? Nossos consultores técnicos podem te ajudar! CLIQUE AQUI e fale com um deles agora!
Autor: Engenheiro Jheferson Fernandes