Todos os estabelecimentos que têm o consumo de energia elétrica como uma das maiores despesas, podem investir e gerar sua própria energia elétrica através do sistema fotovoltaico. Mas o que iremos apontar aqui são as principais características para cada tipo de perfil de consumidor. Meu nome é Jheferson Fernandes e eu sou engenheiro eletricista.
- Residencial
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2020 o crescimento do uso de energia solar fotovoltaica no setor residencial foi de 21,5%.
Para este segmento, a aquisição de um sistema de energia fotovoltaica costuma ter custo médio-alto, porém o tempo de retorno do investimento costuma ser o grande atrativo do setor, algo próximo de 5 anos. A facilidade de aprovação da companhia de energia para uso do sistema também é uma das principais vantagens. Se você tem interesse em fazer um orçamento para sua casa CLIQUE AQUI.
- Comercial
Um dos setores mais beneficiados pela instalação da geração de energia fotovoltaica é o setor comercial. Dentre essas vantagens podemos destacar:
- redução de quase 90% da conta de energia elétrica;
- uso do valor de energia gerada de forma excedente para abater nas contas de outras filiais;
- possibilidade de financiamento da instalação;
- valorização da marca através do marketing da sustentabilidade;
- não ficar mais refém das alterações constantes dos valores das tarifas nas concessionárias.
Além disso, o valor economizado poderá ser utilizado em outras áreas da empresa, possibilitando a elevação da qualidade comercial e operacional.
- Industrial
O setor industrial é o grande consumidor de energia no Brasil. É também o grande gerador de riquezas e empregos. Por isso, ao optar por investir em energia solar fotovoltaica trará inúmeros impactos positivos para a empresa.
Primeiramente, a indústria poderá investir na utilização da energia solar para reduzir o consumo de energia elétrica nos setores de consumo médio. O resultado desta redução costuma ser por volta de 97%.
Segundo, a indústria poderá utilizar a energia residual gerada em uma unidade para reduzir o valor da conta de outras filiais, desde que tenha o mesmo titular da conta.
Poderá também conseguir incentivos fiscais do governo, como o Programa de Desenvolvimento de Geração Distribuída de Energia Elétrica, criado em 2015 e que terá 100 bilhões de reais investidos até 2030.
A energia solar para as indústrias geram impacto positivo no mercado e na sociedade, melhorando a imagem da empresa quanto à preocupação ambiental, atraindo investidores e desenvolvendo uma cultura de sustentabilidade.
- Rural
A energia solar fotovoltaica é uma ótima opção para o setor rural e o agronegócio. Como a maior parte do setor consome muita água na produção dos seus produtos, ou mesmo do próprio alimento, a energia utilizada para o bombeamento dessa água encarece drasticamente as despesas do negócio e costumam ser uma dor de cabeça no final do mês. A energia solar é uma das melhores saídas para a economia no setor e pode ser utilizada de forma simples e prática. Muitas empresas rurais também precisam de equipamento de resfriamento e acabam consumindo muita energia diariamente para manter os insumos e produtos válidos.
Além disso, a energia elétrica de qualidade não chega em várias localidades rurais e do agronegócio. Dessa forma, a energia solar fotovoltaica pode ser sinônimo de aumento de qualidade de vida.
Um fator positivo para o setor é sua extensa área disponível para instalação das placas e consequentemente a redução de custos na aquisição.
Está convencido de que é viável fazer um orçamento e ver o quanto ficaria a instalação de energia solar fotovoltaica em sua propriedade? CLIQUE AQUI e solicite agora uma simulação de retorno de investimento.
Autor: Engenheiro Jheferson Fernandes