De todos os sistemas fotovoltaicos instalados em 2021, 54% foram feitos por meio de financiamento.
Segundo dados da Aneel, foram instalados ate setembro desse ano mais de 210 mil sistemas de energia solar no Brasil, e que comprova o crescimento exponencial da área.
Vários fatores contribuem para esse aumento na procura e aquisição dos sistemas, um desses fatores e que estamos vivendo a maior crise hídricas dos ultimas 90 anos e com isso as contas de energia estão tendo aumentos frequentes. Atualmente existe uma bandeira tarifaria definida pela Aneel no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos, elevando a conta de energia em quase 10% em média.
Outro fator importante é a facilidade nas condições de pagamento, sendo o financiamento bancário uma das principais formas.
Segundo dados do Estudo Estratégico de Geração Distribuída promovido pela Greener, em 2021 o financiamento bancário já representa 54% das modalidades de pagamento dos projetos de geração de energia solar instalados no país.
Hoje em dia praticamente todas as instituições financeiras disponibilizam de uma linha de credito para energias renováveis, com taxas e condições bem convidativas. E possível encontrar carências de 90, e em alguns casos até 120 dias para pagar a primeira parcela do financiamento.
Podendo dividir em até 84x , com parcelas muito parecidas ou quase iguais ao valor que o consumidor pagaria de energia, lembrando que os financiamentos tem valor fixo do inicio ao final.
Autor: Especialista em Gestão Energética Pedro Teixeira