Entenda o que acontece com seu sistema de energia solar quando chove!
Você sabe o que acontece no seu sistema de energia solar quando chove? Há vários motivos para se colocar a sistema de energia solar. Além de uma geração limpa e renovável, você acaba economizando ate 99% da sua conta de energia. Mais em dias chuvosos você se pega pensando se fez um bom negócio.
Se você tem esse tipo de dúvida, não se preocupe nós da J7 Solar vamos te ajudar a entender mais sobre o funcionamento de um sistema de energia solar.
Primeiramente antes de te explicar como o sistema funciona na chuva eu preciso te explicar como ele propriamente funciona. Esse tipo de sistema produz eletricidade através de irradiação solar.
Os módulos são feitos de células solares, que por sua vez são feitas de um mineral chamado silício. O silício é responsável pela química do efeito fotovoltaico. Esse mineral quando exposto a luz solar, cria uma tensão elétrica ou corrente elétrica. Quando os fótons (partículas solares) dos raios solares entram em contato com o silício dos módulos solares, os elétrons presentes se deslocam. Criando uma corrente elétrica.
O funcionamento de um painel solar é fácil de entender. Mas a partir dessa explicação vem a dúvida: Se o sistema solar funciona a base de raios solares, quando o dia está nublado e chuvoso ele para de funcionar?
NÃÃÃÃÃOOO! Isso por que o sistema solar utiliza raios solares e incidência solar, que está ligado a luminosidade. Ou seja, o calor do dia não é relevante para a produção de energia, pelo contrario o calor é inimigo da produção de energia. Sendo assim quando chove ou está nublado o sistema solar não para de produzir, ele pode ter uma produtividade menor por conta de uma luminosidade menor do sol, mas parar de produzir jamais!
Agora que você está ciente de como e o funcionamento do sistema fotovoltaico na chuva, está esperando o que para adquirir o seu. Venha para a J7 Solar você também!
Autor: Especialista em Gestão Energética Pedro Teixeira